Piso Tátil

Produtos

Fabricamos Piso Tátil

Piso Tátil

Leia também: Piso Podátil

Está procurando onde comprar piso tátil? Somos a 3R Plásticos e temos o melhor preço do Brasil. Ligue e confira (11) 2967-7040

Temos Piso Direcional "DPC" e Piso Alerta "DPT" para sinalização de perigo ou mudança de direção. Entre em contato com nosso atendimento On-Line e tire todas as duvidas sobre.

O dia 2 de dezembro de 2004 teve uma grande importância para as pessoas com deficiência. Nessa data, era assinada pelo presidente Lula o decreto-lei 5296, que determina a acessibilidade das edificações e dos espaços urbanos, conforme os critérios da NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece critérios e parâmentros técnicos para condições de acessibilidade no projeto, ou seja, o piso tátil é essencial em: contruções, instalações, adaptações de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.

De acordo com a norma, as edificações e os espaços urbanos devem contar com sinalizações táteis no piso. Estas sinalizações, por sua vez, devem ser de cor contrastante com o piso adjacente, para orientar as pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

A instalação de forma correta em um estabelecimento comercial agrega valor ao local, pois mostra a preocupação que o estabelecimento tem com o cliente. Mas não basta instalar, é preciso que funcione. A arquiteta Mariana Alves, especializada em acessibilidade, diz que já viu muitos pisos mal colocados. "Existem alguns que direcionam para nenhum lugar, ou para obstáculos e locais perigosos, como avenidas."

Os pisos táteis se dividem em dóis modelos que se complentam - Pisos Direcionais e Pisos de Alerta:


Piso Tátil Direcional

Composto com placas de borracha antiderrapantes, o piso direcional possui superfícies de relevo que orientam o percurso no ambiente em que está instalado. Assim, o deficiente visual pode se guiar sem correr o risco de perder o caminho ou escorregar no piso.

Possui textura com seção trapezoidal, independente do tipo do piso adjacente, e deve ser instalada no sentido do deslocamento.

Piso Direcional

Piso Tátil de Alerta

Com o objetivo de avisar ao deficiente visual quando ocorre mudança de direção, ou para ter mais cuidado no trajeto, o piso de alerta também conta com placas de borracha antiderrapantes e superfície em relevo, só que do tipo tronco-cônicos.

O piso de alerta deve ser aplicado em sentido perpendicular ao deslocamento, com a modelação garantindo a continuidade de textura e o padrão de deslocamento.

Piso de Alerta

Como comprar Piso Tátil?

Em alguns países da Europa, Japão e Austrália as peças de uso em calçadas é maior que 30 x 30 cm, muitos até acima de 40 x 40 cm para facilitar o caminho. Ligue e confira (11) 2967-7040

Para comprar em Belo Horizonte Ligue - 31-3514-7906
Para comprar em Goiânia Ligue - 62-3412-1607
Para comprar em Porto Alegre Ligue 51-3103-0814
Para comprar no Rio de Janeiro Ligue 21-3512-9432

Erros que devemos evitar na aplicação:

Durante uma reportagem, a Rede Globo mostrou situações de erros na aplicação. É importante sempre evitá-los:

Dicas de Acessibilidade para empresas

As empresas precisam estar cada vez mais atentas ao fator de inclusão social e a desempenhar seus papeis para a construção da sociedade. Os deficientes visuais, que não enxergam ou conseguem ver apenas parcialmente, são importantes demonstrativos de como uma companhia entende seu fator social. A contratação deste tipo de profissional traz benefícios à cultura do negócio, exigindo apenas alguns tipos de ajustes:

  • O piso tátil

É um dos principais elementos para ajudar o deficiente visual a ter sua independência dentro das instalações da empresa. Para que a companhia esteja dentro das normas adequadas, é preciso instalar o piso tátil direcional nos lugares em que o fluxo deve ser mantido. São caracterizados pelas faixas em relevo em paralelo durante a extensão do piso. Por outro lado, em locais em que há a presença de um obstáculo, deve ser colocado o piso tátil de alerta, indicando que o deficiente visual poderá entrar em um elevador, uma escada, catraca, entre outros. São caracterizados pelas formações de relevo em formato de círculo.

É comum ver sua presença em instalações públicas, como estações de metrô, trem ou aeroportos.

Outro detalhe importante é a sua cor. Ele deve ser de uma cor contrastante à cor predominante do piso normal. Isso é fundamental para que profissionais que enxergam parcialmente possam também diferenciar o material.

  • Avisos sonoros:

Se for possível, o empregador deve instalar avisos sonoros em elevadores e outros tipos de equipamento. Dessa forma, o deficiente sabe se a operação que ele está realizando está ocorrendo dentro do esperado.

  • Cão-guia

O cão-guia é um dos maiores suportes do deficiente visual para que ele se desloque pela cidade e consiga utilizar as mais variadas estruturas. Estes cães recebem um longo treinamento para esta função. Desta forma, não devem ficar sendo instigados por outros funcionários. É preciso lembrar que ele não está ali como animal de estimação, e sim como um apoio ao deficiente visual. Sobre o cão-guia, há projetos que aceitam ajudar e você também pode conferir. Acesse pelo link.

  • Treinamento e suporte

O funcionário que possui deficiência visual tem muitas habilidades e deve ser tratado normalmente como os outros colaboradores. É essencial que a empresa ajude o desenvolvimento deste profissional por meio de treinamentos, cursos externos, entre outros. Dessa forma, é possível ajudar na construção de sua carreira de uma maneira eficaz e efetiva.

Outras formas de acessibilidade para deficientes visuais:

Você sabe outras medidas que não colocamos aqui? Mande seu e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. que responderemos o mais rapidamente possível.

Sobre a 3R Plásticos:

A 3R Plásticos fabrica pisos táteis sempre procurando disponibilizar o material com maior qualidade possível para que deficientes visuais possam ter o máximo de independência. Nossa empresa faz parte do Grupo RPF.

Copyright © 3R Plásticos | Poliuretano, manta isolante, lençol de borracha e mais 2011.