O que é Poliuretano expandido?

Poliuretano expandido é quando o PU é desenvolvido para ser aplicado em diferentes segmentos do mercado, atendendo assim à necessidade daquele produto específico. Confira os exemplos abaixo:

o que e poliuretano expandido

Construção civil

O desperdício de energia tem alto custo em qualquer parte do mundo. Economizar é uma necessidade para salvaguardar o futuro das próximas gerações. A espuma de poliuretano é um material de isolamento econômico e eficaz. Na construção civil sua principal função é o isolamento térmico. O material combina conforto térmico com economia de energia. Pode ser instalado em telhados, paredes e pisos, e no interior das molduras das janelas, por exemplo.

A espuma rígida faz o isolamento térmico de fios e cabos elétricos e oferece proteção extra sobre pisos de quadras esportivas. Também é alternativa interessante para a impermeabilização e o tapamento de fissuras. Além de excepcionais propriedades de isolamento com baixas espessuras, em comparação com outros materiais há vantagens como facilidade de montagem e processamento, baixa condutividade térmica, baixo peso e alta resistência mecânica.

Indústria automobilística

O poliuretano oferece aos designers e aos engenheiros a liberdade de criar conceitos e soluções inovadoras, com vastas possibilidades de aplicação, no interior e no exterior do veículo, no chassi e no motor. Aumento do conforto interno aliado a segurança em caso de acidentes e redução de peso sem comprometimento das características de performance do veículo tornam o material um elemento importante na produção e montagem de automóveis.

Amortecedores, molas suplementares de elastômetos microcelulares, enchimento de pneus resistentes à perfuração, espuma de estofados, painéis laterais e frontais são alguns exemplos de aplicação nos veículos. A opção por seu uso se deve a aspectos relacionados a segurança, tecnologia, design e leveza. No painel e no revestimento interno do teto, por exemplo, a capacidade de absorção de energia garante o isolamento sonoro. Peças externas arredondadas e macias ao toque oferecem segurança ao pedestre em caso de acidente.

Refrigeração - a cadeia do frio

Finas camadas de espuma de poliuretano garantem temperaturas ideais para refrigeradores e freezers, câmaras e balcões frigoríficos, contêineres e veículos de carga refrigerados. O poliuretano proporciona ótimo isolamento térmico mesmo em pequenas espessuras. Dessa maneira, é possível aumentar a capacidade interna com paredes mais estreitas. Além dos alimentos, pegam carona na segurança térmica do poliuretano os medicamentos perecíveis e os componentes eletrônicos sensíveis. Depois de longa jornada pelo mar e por terra, e depois de expostos nos pontos de venda e no refrigerador doméstico, mesmo assim a comida chega fresquinha à mesa.

Calçados

É usado na confecção de sapatos, principalmente nos solados. É alternativa ao couro no revestimento interno e externo dos calçados. As famosas plataformas de sandálias femininas geralmente são de poliuretano, por sua leveza e, é claro, conforto. Além disso, as solas desse material são resistentes à corrosão por agentes químicos e à abrasão. A maioria dos calçados para esporte e lazer tem solados de poliuretano, com garantia de ergonomia e conforto. Não há limites para o design e a escolha de cores. O material pode ser combinado com courom , madeira ou cortiça.

Esportes e Lazer

As atividades recreativas são cada vez mais importantes na vida das pessoas. Por esse motivo, cresce a demanda por artigos esportivos com qualidades como beleza e funcionalidade. Nesse caso, o poliuretano empresta suas propriedades mecânicas, elevado nível de elasticidade e alta resistência à abrasão. Pontas flexíveis e revestimento tornam os esquis mais leves e eficientes. Bicicletas com amortecedores de elastômero microcelular oferecem mais conforto e segurança aos ciclistas. As rodas de poliuretano reduzem o ruído e tornam o ato de patinar ainda mais divertido.

Na área hospitalar

A durabilidade, a adaptabilidade ao design, a resistência a substâncias desinfetantes e aos agentes de limpeza e a facilidade de combinação com outros materiais tornam o poliuretano ideal para os invólucros de máquinas de diálise, mamografia e respiradores. Também tem ótima funcionalidade para componentes de camas e cadeiras de rodas.

Outras Aplicações

Há muitas outras possibilidades de emprego do poliuretano. No ambiente de trabalho, por exemplo, contempla um dos aspectos mais importantes e debatidos atualmente: a ergonomia. Como as atividades são realizadas em sua maioria na posição sentado, os problemas com a postura são comuns. Aqui o poliuretano ajuda a criar conforto. Assim como nos assentos dos carros, diferentes níveis de densidade podem ser produzidos. As caixas de computadores, impressoras, telefones e copiadoras também são feitas com o material.

Mais sobre PU expandido:

Receba o orçamento no seu e-mail

E-mail 
Assunto 
Telefone (opcional) 
Mensagem 
  Receber cópia da mensagem
    

informacoes de contato 3r plasticos